Busca do site
menu

Notícias: Saúde Indígena

59 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 24/04/2023 17:48:58
O consumo de invertebrados é um componente importante da dieta tradicional de diversos povos indígenas. É o caso dos Paiter Suruí, cuja rica cultura alimentar inclui diversas espécies de insetos e crustáceos. Embora essa diversidade continue presente na alimentação do povo indígena, o consumo de alguns invertebrados pode ter diminuído nas últimas décadas. A redução pode estar relacionada com as influências da interação com a população não indígena. A conclusão é de artigo publicado na revista Human Ecology, de autoria de pesquisadores de diversas instituições do país. Confira!
Notícia
Publicado em: 13/04/2023 14:23:33
Na última quarta-feira (5/4), o grupo de pesquisa Ambiente, Diversidade e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), coordenado pelo pesquisador Paulo Cesar Basta, esteve no Ministério da Saúde e se reuniu com a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, e a diretora do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST), Maria Juliana Moura. Na visita, o pesquisador apresentou o ‘Plano para Erradicação da Contaminação por Mercúrio no Brasil’, fruto de um trabalho que tem sido desenvolvido em parceria com o WWF-Brasil e a Defensoria Pública da União (DPU). Derivado do Projeto de Lei 5490/2020, o plano está sendo oferecio como uma proposta de Medida Provisória para que o governo federal possa dar mais celeridade ao enfrentamento do problema.
Notícia
Publicado em: 03/04/2023 10:55:15
A longa experiência do pesquisador Paulo Basta, coordenador do grupo Ambiente, Diversidade e Saúde', da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), foi citada em reportagem especial do jornal estadunidense ‘The New York Times’. A matéria ‘The Amazon’s Largest Isolated Tribe Is Dying’ (em tradução livre, ‘A maior tribo isolada da Amazônia está morrendo’) aborda o tema do garimpo ilegal como um dos principais fatores da crise humanitária que atinge o povo indígena Yanomami. "O Dr. Paulo Basta, médico do governo que estuda os Yanomamis há 25 anos, disse que a desnutrição entre as crianças Yanomami 'está pior do que nunca'", diz o texto do NY Times.
Notícia
Publicado em: 14/03/2023 10:13:53
O grupo de pesquisa 'Ambiente, Diversidade e Saúde', da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), coordenado pelo pesquisador Paulo Basta, recebeu o professor Kunihiko Yoshida, da Universidade de Hokkaido, do Japão, durante trabalho de campo com o povo Munduruku, no Pará. Advogado e especialista em direito ambiental e saúde, o visitante quer entender se esta população apresenta sinais e sintomas da Doença de Minamata, causada pela contaminação por mercúrio. “Estou visitando a aldeia pela primeira vez. Provavelmente eu sou o primeiro japonês que vem aqui! O objetivo principal da visita é conhecer a realidade da Doença de Minamata brasileira entre os Munduruku”, conta Yoshida. 
Notícia
Publicado em: 14/03/2023 10:13:11
As pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), Sandra Hacon e Ana Schramm, estiveram  nos Territórios Indígenas Pimentel Barbosa, do povo Xavante, e no TI Xingu, na aldeia Ulupuene, habitado pelos povos Wauja, ambos no estado do Mato Grosso, no período de 23 de fevereiro a 4 de março. Na ocasião foi apresentado e discutido o projeto de pesquisa “Avaliação de Impacto à Saúde decorrente das mudanças climáticas e dos incêndios florestais sobre os povos indígenas”, financiado pelo Programa Inova Fiocruz/Saúde Indígena, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde (MS) no âmbito do Termo de Execução Descentralizada (TED).
Notícia
Publicado em: 07/03/2023 11:12:51
O Encontro “Plantando Sementes e Curando Vidas”, a ser realizado entre 8 a 10 de março de 2023, na Aldeia Tingui-Botó em Alagoas e na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é uma etapa da pesquisa “Promoção emancipatória da saúde em territórios indígenas no semiárido como estratégia de enfrentamento às mudanças climáticas”. 
Notícia
Publicado em: 13/02/2023 16:34:16
A ENSP/Fiocruz participou do 2º Encontro de parceiros do Projeto Proteção dos Povos Indígenas e Tradicionais do Brasil, financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha por intermédio do WWF. Realizado entre os dias 7 e 9 de fevereiro em Rio Branco (AC), o evento reuniu representantes das sete instituições contempladas com o recurso. Lideradas pelo WWF-Brasil, as organizações não governamentais e a Fiocruz formam um consórcio de iniciativas conectadas pela finalidade de proteger os territórios indígenas brasileiros para que seus povos tenham garantida sua subsistência de forma aliada à conservação da natureza.
Notícia
Publicado em: 08/02/2023 12:49:15
No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas (7/2), a Agência Fiocruz de Notícias (AFN) publicou um novo especial que reúne a produção dos pesquisadores da Fundação sobre Saúde Indígena. O material aborda o tema tão em foco no momento em que os yanomamis passam por uma grave crise sanitária que levou à decretação, em 20 de janeiro, pelo Ministério da Saúde (MS), de estado de emergência. O especial apresenta pesquisas, artigos, vídeos, filmes e outros materiais que contam uma parte dos estudos e iniciativas das unidades da Fiocruz em relação aos yanomamis, em particular, e a outros povos originários, em geral. 
Notícia
Publicado em: 08/02/2023 12:45:31
Um projeto coordenado pelo pesquisador Paulo Basta, da ENSP/Fiocruz, examinará amostras da qualidade de água de consumo humano e sedimentos nas aldeias de Maturacá e Ariabu, na Terra indígena  Yanomami Maturacá, em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, com o objetivo de reduzir a incidência de doença diarreica aguda (DDA) e a mortalidade infantil por causas relacionadas à desidratação e desnutrição, entre crianças indígenas de 0 a 5 anos. A iniciativa é um desdobramento da pesquisa realizada em parceria com o Unicef, em 2019, que analisou os determinantes sociais da desnutrição de crianças indígenas de até cinco anos do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami.
Notícia
Publicado em: 26/01/2023 16:03:20
Servidores, terceirizados, bolsistas,?estudantes e outros colaboradores da Fiocruz que queiram atuar como voluntários nos serviços de apoio às populações indígenas no território Yanomami já podem se cadastrar. A Fundação criou o Programa de Voluntariado da Fiocruz para organizar a participação: basta preencher o formulário on-line na página Unidos pela Vida em prol do povo Yanomami.  
Notícia
Publicado em: 24/01/2023 10:22:13
A Fiocruz instalou, nesta segunda-feira (23/1), uma Sala de Situação para articular ações de apoio ao Ministério da Saúde (MS) e à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) frente à emergência sanitária que afeta as populações indígenas no território Yanomami. Alguns pesquisadores da área de saúde indígena e médicos infectologistas da Fundação já estão no local para apoiar as primeiras ações no campo. 
Notícia
Publicado em: 19/01/2023 11:49:46
Doenças, desnutrição e péssimas condições de vida marcam a trajetória dos yanomamis nos últimos anos. Quais motivos levaram a essa realidade e que soluções são buscadas para amparar as terras indígenas? Em entrevista a Sputnik News Brasil, Paulo Basta, pesquisador da ENSP/Fiocruz e Estêvão Senra, geógrafo e analista do Instituto Socioambiental, debatem as causas e consequências dessa realidade.
Notícia
Publicado em: 17/10/2022 15:30:34
A animação “Amazônia Sem Garimpo”, coordenada pela pesquisadora da ESPVJ/Fiocruz, Ana Claudia Santiago de Vasconcellos, e pelo pesquisador da ENSP, Paulo Cesar Basta, é parte integrante do projeto de pesquisa "Impactos do Mercúrio em Áreas Protegidas e Povos da Floresta na Amazônia: Uma Abordagem Integrada Saúde e Ambiente". No filme os povos indígenas contam os dramas e o perigo da contaminação dos rios e das águas pelo mercúrio da mineração. A animação está disponível com narração em duas línguas indígenas - Yanomami e Munduruku, além do português. As narrações foram feitas pelas próprias populações indígenas e o roteiro desenvolvido coletivamente entre produtores audiovisuais, pesquisadores e os povos retratados.
Notícia
Publicado em: 13/09/2022 16:18:54
Como parte das atividades em comemoração aos 68 anos da ENSP, foi realizada na tarde do dia 8 de setembro, uma mesa que o exaltou o Dia da Amazônia. A atividade abordou a determinação socioambiental da saúde, e os conflitos e ameaças, destacando os territórios e a saúde indígena, além do trabalho e o legado do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips em defesa da floresta e da representatividade dos povos indígenas. A palestra foi coordenada pelo pesquisador da ENSP, Marcelo Firpo, e contou com a participação do também pesquisador da Escola, Paulo Basta; da antropóloga Beatriz Matos; da diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Schwartz Benzaken; e do professor da Unifesspa, Jax Nildo.
Notícia
Publicado em: 23/08/2022 12:25:28
Assado, frito, na brasa ou cozido. Não importa o modo de preparo, o peixe tem espaço garantido na mesa da população de Roraima. No entanto, o hábito saudável e tradicional está ameaçado pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Segundo estudo de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Socioambiental (ISA), Instituto Evandro Chagas e Universidade Federal de Roraima (UFRR), os pescados coletados em três de quatro pontos na Bacia do Rio Branco apresentaram concentrações de mercúrio maiores ou iguais ao limite estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).